Volúpia de Veludo - Loretta Chase

Esta resenha NÃO contém spoiler dos outros livros da série.
Sedução da Seda
Escândalo de Cetim

Resenha Livro Volúpia de Veludo

Leonie é a irmã mais prática, racional e organizada. Totalmente metódica, ela tem tudo no devido lugar e não faz nada que possa comprometer o bom andamento dos negócios. É agora é hora de provar que seu jeito é suficiente pra levar a loja adiante, já que Marceline está grávida e Sophie precisou se ausentar pra que a sociedade esquecesse seu rosto devido aos últimos acontecimentos.

Dedicada à missão de continuar com os negócios de vento em popa, o alvo dessa vez é Gladys Fairfax. O vestuário dessa solteirona é um desastre, e Leonie tem certeza de que com as peças certas ela consegue transformar sua imagem e autoestima. Aliás, ela está tão segura que fez uma aposta com Simon, o primo de Gladys: em 15 dias ela seria bem-vista pela alta sociedade, teria admiradores e até um pedido de casamento. Arriscado, não? Tão arriscado que se perdesse o marquês de Lisburne pediu 2 semanas de dedicação exclusiva, sem pensar em trabalho, com atenção só pra ele.

Ela tinha gosto de chuva. Além disso, tinha um sabor diferente de qualquer coisa sobre a Terra. Ele tivera apenas uma mostra, no dia anterior, mas fora o suficiente para mantê-lo acordado quase a noite toda. Agora, a noite parecia ter caído em todo o universo e ele estava ao mesmo tempo em um sonho e desperto. O saber de Leonie era de inocência, doce como o pecado.

Do jeito que eu contei, nem parece que Lisburne é um gentleman. Ele é respeitoso ao mesmo tempo que demonstra seu interesse, fazendo Leonie se sentir desejada. É uma briga de gato e rato do começo ao fim, com flertes de ambos os lados, aquela conquista gostosa de acompanhar. Enquanto os outros livros focava na esperteza Noirot, esse é mais romântico, de arrancar suspiros e sorrisos bobos.

Aliás, que final maravilhoso! Como ele foi sensível e delicado, valorizando a amada da forma que ela precisava. Mesmo os romances de época trazendo mulheres fortes, às vezes ainda tem aquela coisa de endeusar o homem, colocá-lo num pedestal. Mesmo ainda o colocando lá em cima, Loretta soube conduzir a história de forma que ela ficasse tão alta quanto, fazendo com que ele reconhecesse a mulher inteligente que é, muito além das aparências.

Além das já tradicionais descrições sobre os vestidos, aqui temos também um pezinho no mundo da arte, com a obra de Botticelli - Vênus e Marte - quase como personagem e com inúmeras poesias e referências a poetas.

Resenha Livro Volúpia de Veludo

O ruim do livro é que Marceline e Sophie não aparecem durante boa parte do livro. Suas aparições são quase participações especiais, diferente dos outros livros, em que o relacionamento das irmãs tinha mais destaque. Me acostumei tanto com uma dando pitaco na vida da outra, defendendo e mostrando amor que senti falta agora.

Como já venho falando há algum tempo, o gênero tá meio saturado e é difícil encontrar um diferencial no meio de tantos mais do mesmo. Essa série, ao contrário dos Canalhas, traz a questão da moda bem presente e mostra também mocinhas nem um pouco ingênuas. Toda essa esperteza das irmãs Noirot causa gargalhadas e situações inusitadas.

Como medir o amor, ou o que o provoca? Você sabe como acontece. Aquele garotinho aborrecido... Cupido ou Eros, ou quem quer que seja. Ele lança sua flecha e você está perdido. O amor não pode ser medido ou pesado. Não é um pedaço de seda e outro de algum outro tecido, tal quantidade de laços e esse ou aquele padrão de bordado. O que coloquei na coluna dos prós? Seus lindos olhos. O som de sua voz. O cheiro de sua pele. A maneira como amara seu lenço. Anoitei tudo isso, mas a soma não dá certo.

Ao final, há uma nota da autora com explicações das referências de arte, poesia, tecidos, vestuário e muito mais da moda da época. Melhor só se houvesse ilustrações de cada uma das criações das irmãs. Minha imaginação já não é boa, com tanto detalhe do mundo da costura, aí que complica tudo. Hahaha!

Agora estou ansiosa e curiosa pelo último livro, que contará a história de Clara Fairfax. Desde o primeiro gostei dessa menina de personalidade forte. Quero conhecer seu final feliz também. E por favor, Arqueiro, trate de já engatilhar outra série da Loretta pra gente!

Resenha Livro Volúpia de Veludo

Volúpia de Veludo (As Modistas #3) - Loretta Chase
Arqueiro
320 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

Nenhum comentário

Postar um comentário

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)