Aqui Estou - Jonathan Safran Foer

Resenha Livro Aqui Estou

Um livro cheio de emoções, os sentimentos de cada personagem são quase palpáveis e cada um se torna seu melhor amigo durante essa história cheia de percalços que conta intrigas da vida de um casal.

A história gira em torno de uma família judia típica americana, o marido, Jacob, roteirista de uma famosa série de tv, que na verdade não é a sua meta na carreira, a esposa, Julia, uma arquiteta que não está satisfeita com seus próprios trabalhos, e seus melhores projetos se encontram guardados no fundo de uma gaveta, e seus três filhos, Sam, Max e Benjy, cada um com problemas típicos de suas idades.

Julia e Jacob parecem possuir um bom casamento, estável, no entanto os problemas de suas carreiras e a rotina do dia a dia acabam por degastar o relacionamento que já dura dezesseis anos. Quando o filho mais velho, Sam, aparece com problemas na escola, o casal é obrigado a encarar seus problemas, e uma revelação ainda maior sobre Jacob faz com que a relação comece a ruir.

Aqui Estou é um livro que nos leva a refletir sobre a vida de casal, como pequenas coisas podem se tornar terríveis com o tempo, e o que parece ser tão bobo para um, pode ser importante demais para o outro a ponto de criar uma ferida incurável. Jonathan Safran Foer nos leva para dentro do livro, muitas vezes deixando os próprios personagem contarem suas visões de cada fato do livro, o que pode tornar a história confusa em certos trechos.

Pontos negativos dessa obra, no entanto, são descrições muito longas de fatos que não parecem ter muita relevância para o transcorrer da história, e que tornam partes do livros monótonas. Muitas vezes o autor faz referência a fatos da cultura judia, que no entanto, não são explicados, exigindo do leitor um certo conhecimento sobre essa cultura específica. O final deixou um pouco a desejar, apesar de contar fatos do futuro e nos deixar com aquele gostinho bom de saber o que cada personagem acabou se tornando, o desfecho retoma um fato do passado de muita importância para o personagem principal, que é o pai, Jacob, e não continua com fatos do futuro.

No geral, Aqui Estou, é uma obra muito emocionante, e apesar de ser uma leitura extensa fiquei com vontade de terminar logo para saber o que aconteceria com a relação de Jacob e Julia, e se os meninos seriam boas pessoas e superariam seus medos. Considerei o livro muito bom, e o autor ganha muitos pontos pela ótima descrição que faz dos personagens.

Aqui Estou - Jonathan Safran Foer
Rocco
591 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

7 comentários

  1. Não faz muito o meu estilo de leitura, mas confesso que me bateu uma certa curiosidade sim!
    Essa questão do autor escrever e detalhar bem, me chamou a atenção.
    E fiquei curiosa pra saber o desfecho da história.
    Não está na minha listinha, mas quem sabe no futuro não leia a obra!?
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, Caroline! Confesso que quando comecei a ler, eu esperava algo totalmente diferente. Quando falamos em judeus, logo imaginamos todos aqueles horrores da Segunda Grande Guerra, mas na verdade o foco é bem mais atual. É realmente um livro bem emocionante!

      Excluir
  2. Bruna!
    Acredito que o fato de tudo relacionado no livro, trazer justamente situações possíveis de serem reais e o prórpio desfecho é sofrido e doloroso, como na vida, já é uma grande oportunidade de leitura, porque precisamos de um pouco mais de choque de realidade.
    E ainda traz esse lado mais religioso que completa toda trama e traz de alguma forma, mais aprendizado.
    Uma semana esplendorosa!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Verdade, Rudynalva! Estamos todos nós muito mal acostumados com o "felizes para sempre", e quando ele não vem, fica um sentimento meio esquisito, não? Eu gostei muito desse choque de realidade, e acho que o livro traz muitas lições para quem, como eu, deseja um relacionamento duradouro.

      Excluir
  3. Olá !

    Não sei porque mas esse enredo não me chamou atenção !
    Parece ser uma história legal só que agora eu não o leria. .

    Mas que bom que você gostou! !
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, tudo bem?
    Olha ultimamente estou fugindo de problemas, e ler um livro sobre problemas no relacionamento não está nos meus planos hahaha
    A princípio não me interessei muito pela história, e o que me chamou atenção que foi a cultura judaica, deixou a desejar como você disse. É uma pena...
    Eu gostei da capa, mas no momento eu passo a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)