{ diversidades } Viajando e economizando


Tô organizando mais uma viagem, a terceira internacional, e achei que seria legal vir aqui contar um pouquinho pra vocês como aqui em casa a gente faz uma viagem mais barata com várias coisas legais. É só pitaco mesmo, nossa experiência, mas pode ser uma grande ajuda.

1) Junte pontos no cartão de crédito
Sério, isso salva! Essa será a nossa quarta viagem custeada por pontos, aqueles que a gente acumula simplesmente por passar as compras no crédito. Se for um casal ou uma família, vale a pena concentrar tudo num cartão só, titular + adicionais. Eu e Eli somos cotitulares, então cada um tem seu cartão da mesma conta, e passamos TUDO no crédito. Quando me perguntam "débito ou crédito", não importa o valor, a resposta é crédito! Já passamos uma paçoca assim, sem mentira! hahaha
Depois de muuuuuuuuitos pontos, é possível trocar por passagens tranquilo. Se quiserem um post só explicando isso, só falar que eu faço.

2) Entre em grupos de viagem no Facebook
Sempre tem um "Brasileiros em Santiago" ou um "Buenos Aires para Brasileiros" no face. Entre nesses grupos, acompanhe cotação, pegue dicas. O pessoal sempre conta como foi a viagem, quando descobriu um restaurante bom e legal, a loja que dá desconto, o dia certo pra fazer um passeio... Tem muita coisa que a gente só descobre no local e volta pensando "poderia ter sido diferente"; é nessa que você aproveita a experiência do outro pra acertar mais na sua viagem.

3) Avalie a necessidade de ficar em hotel
No Chile abrimos mão de hotel. No Atacama foi hostel mesmo, 4 camas de solteiro, 1 banheiro e bora dividir. Não foi maravilhoso, mas o suficiente pra descansar entre os passeios com um chuveiro quente e uma cama confortável. Já em Santiago optamos pelo Airbnb e foi uma das experiências mais legais que tivemos. Ficamos na casa de um casal super simpático, que nos recebeu bem, levou pra passear, deu dicas fora do eixo turístico e nos ensinou sobre cultura / gastronomia / política / história chilena. Amamos a experiência e queremos repetir, mesmo com o portunhol enrolado. hahahaha! Posso falar mais sobre ele também se quiserem. E já deixo a dica pra se cadastrarem nesse link e ganharem R$ 100,00 de desconto na primeira viagem.

4) Procure cupons de desconto
Melhor coisa é ter um descontinho, né? Pode ser pra comprar aquela roupa de frio, um snorkel, uma mala; pra ir comer num lugar legal por um preço mais em conta; pra conseguir um passeio bacana; até pra fechar a hospedagem ou comprar a passagem. Em Maceió eu fui cheia dos cupons e descobrimos restaurantes maneiríssimos que nunca iríamos conhecer se não fosse por ali. Então procure mesmo os cupons de desconto e nada de vergonha!

5) Intercale refeições simples com restaurantes luxuosos
Se no dia a dia você come em casa, por que na viagem tem que gastar na rua o tempo todo? Dá pra comprar as coisas no mercado e tomar o café da manhã no quarto, ou almoçar no McDonald's pra jantar naquele restaurante maneiro. Às vezes vale até mais a pena comer algo rápido e simples pra aproveitar melhor o tempo de passeio e deixar o dinheiro pra um lugar que você realmente queira. Mas também não é pra ficar de pão durice e não conhecer a gastronomia local, viu?

6) Anote tudo que você quer fazer e o preço médio
Pode parecer uma coisa óbvia, mas ter um roteiro ajuda muito. Você economiza em transporte, porque você não vai ficar que nem barata tonta procurando os lugares e gastando metrô/táxi/uber/ônibus à toa. E saber com antecedência quanto custa cada passeio ou entrada de atração é bom pra não cair em falsas promoções, negociar o preço se fechar pacote e controlar melhor quanto tem pra gastar.

Eu amo conversar sobre as viagens que já fiz, então se alguém quer saber mais sobre Natal, Maceió, Recife, Buenos Aires, Atacama ou Santiago, pode me procurar. Se ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas, deixa aqui nos comentários. E bora juntar dinheiro pra rodar esse mundão, porque viajar não é gasto, é investimento!

5 comentários

  1. Olá Giulia!
    Meu sonho e fazer uma viagem internacional e adorei suas dicas!!
    Eu não sabia essa de trocar pontos por passagens, como funciona?? é bom que já vou me preparando para eu fazer minha tão sonhada viagem a Lisboa <3..
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Giulia!
    Gostamos muito de viajar aqui em casa também e procuramos economizar o máximo, para podermos desfrutal da viagem.
    Adorei suas dicas, bem valiosas mesmo, principalmente a do cartão de crédito, não sabia, vou começar a juntar os pontos desse jeito, costumo trocar por utensílios ou jantares, mas agora iremos juntar.
    E claro que quero saber mais, portanto, adoraria um post sobre isso.
    Fico feliz que tenha conhecido Maceió, depois conta mais como foi.
    Adorei!
    Bom feriado!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Suas dicas Giulia, foram preciosas para quem pretende fazer uma viagem para o exterior.
    Descontos e preços camaradas são sempre bem vindos. :)
    Sobre suas dicas do cartão de crédito, preciso me ligar nessa. Vejo que perdi ótimas oportunidades por não ter prestado atenção nisso. :/

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia,
    Tenho muita vontade de fazer uma viajem internacional, mas nunca consigo e o principal motivo é a falta de organização, então estou sempre atenta a dicas e conselhos de quem já passou por isso. A ideia dos pontos no cartão de crédito é bem interessante e gostaria, sim, que fizesse um post sobre isso. Acho que pesquisas antes de viajar é fundamental, pois saber os valores e ter as informações certas dos locais irão garantir uma vigem tranquila e que caiba no bolso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia, tudo bem?
    Eu adoro viajar, e meu sonho é ir para fora do país, então esse seu post vai me ajudar e muito quando eu foi programar a minha viagem. Adorei as dicas, vou ir atras dos cupons e vou começar a pagar até balas com cartão de crédito hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)