{ no cinema } LEGO Batman: O Filme


LEGO Batman: O Filme

Estreia: 9 de fevereiro de 2017
Gênero: Animação
Classificação: Livre
Duração: 1h45min
Direção: Chris McKey
Distribuidora: Warner Bros

Extremamente egocêntrico, Batman leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disto, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema - que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon, que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman. O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa elabora um plano contra o Homem-Morcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arqui-inimigo.

Herói e Lego parecem coisa de criança, mas junta isso com a criatividade de dois caras fora do comum e você tem um monte de adultos rindo dentro do cinema. As crianças? Acharam bonitinho, legal, engraçado, mas quem curtiu e entendeu mesmo foi a galera mais velha, especialmente aqueles que são fãs do morcego há tempos.

O filme é praticamente um estudo psicológico de um dos mais famosos e ricos e perturbados heróis. Batman é um riquinho egocêntrico, que deseja o reconhecimento de toda Gotham por seu combate ao crime. Nem o Coringa escapa dessa sua bolha de egoísmo e, mais do que fazer o mal, quer ser reconhecido como seu arqui-inimigo. Ao mesmo tempo, ele precisa enfrentar Barbara Gordon, que entrou no lugar do pai e quer aplicar várias mudanças na polícia,  e a "invasão" do órfão Dick Grayson, que cismou de ser seu parceiro depois de descobrir a Batcaverna.

Se por um lado ele é O cara na cidade, dentro da mansão seu maior desafio é preencher a solidão. Toda a grandiosidade de seu estilo de vida não é capaz de camuflar seu medo de pertencer a uma família novamente. E não há sessões de comédia romântica (com direito a Marley & eu e Jerry Maguire) ou lagostas esquentadas no micro-ondas que resolvam. E trabalhar em equipe? Nem pensar. Batman vai ter que procurar em si mesmo a resposta pra todas as perguntas.


Pros fãs acostumados à personalidade sombria do Cavaleiro das Trevas, o filme pode soar estranho justamente por se propor a uma comédia. E é exatamente por aparentemente não combinar que dá tão certo. Beirando o humor trapalhão, as piadas chegam a ser engraçadas de tão patéticas. Aquela coisa que nem você acredita que está rindo, entende? Sem descanso, as falas, caras e ações debochadas invadem a tela e não te deixam nem olhar pra baixo pra abrir o chocolate; se perder um pouquinho, a sala inteira ri e você fica perdido.


Outra grande sacada são as inúmeras referências. Elas nos conduzem por toda a linha do tempo do personagem - séries, animações, filmes -, mostram o universo DC e trazem os maiores vilões de todos os tempos, misturando sagas como Harry Potter e Senhor dos Anéis (DC, Warner e Universal). Nem a eterna rivalidade com o Superman ficou de fora. A propósito, a relação Batman e Coringa merece destaque. Satiricamemte eles reproduzem todo o drama de um relacionamento amoroso, com todas as suas discussões de relacionamento e chantagens.


Coringa: Quando perguntam quem é o seu inimigo número 1, o que você diz?
Batman: Superman.

Cumpre a proposta de fazer rir, entreter os pequenos e deixar os grandes vidrados. Bem escrito, bem produzido e bem comentado, creio que será sucesso entre o público que ama o morcego. Na boa? Ele merece que você vista a blusa preta e amarela e vá pro cinema cantar NANANANANA BATMAN!

Giulia Ladislau
26 anos. Filha do Rei. Carioca da gema. Aliança na mão esquerda. Pedagoga por formação, militar por profissão, revisora por paixão. Fascinada por livros desde quando nem se entendia por gente.

6 comentários

  1. Giulia, eu ri muito com o trailer, gente, o Batman virou outra pessoa, está mais para Tony Stark do que Bruce Wayne kk. Eu e meu irmão estamos doidos para ir no cinema e poder assisti-lo, mas com a bagunça que está no Espírito Santo não vamos tão cedo, já que o cinema mais próximo fica em outra cidade.
    E esse quote do Batman e Coringa? Hilário! Espero poder ver essa animação o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Ai Julia!
    Deve ser um filme mais que engraçado, principalmente por abordar o aspecto psicológico do Batman e para nós que somos fãs há muitos anos do homem morcego.
    Adorei!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super animada pra ver esse filme, apesar de ser mais voltado pro público infantil.
    Tenho certeza que vou gostar e muito, além de dar muitas risadas.
    Adoro quando o filme é bastante descontraído e divertido!
    Espero assistir em breve :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá, não sabia da existência desse filme e como um fã do universo DC e consequentemente do Batman estou super animado para assistir. Adoro as tretas do Coringa com o Homem Morcego haha. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Giulia!!
    Adorei a indicação!! Esse filme sem dúvida alguma é uma gracinha!! Ri muito só com trailer dele imagina quando for assistir o filme?!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu adoro animações, não assisto tantas quanto gostaria, mas sempre estou de olho nos lançamentos. Por ser fã do batman, quero muito assisti-lo. Além disso, acho que essa coisa de lego dá um tom mais engraçado a qualquer história hahaha.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)