Corpo de Delito - Patricia Cornwell

Esta resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro da série.
http://www.prazermechamolivro.com/2015/10/post-mortem-patricia-cornwell.html

A dra. Kay Scarpetta não tem descanso e já precisa investigar outro caso de assassinatos em série, agora numa família de escritores. A escritora Beryl foi assassinada e as principais suspeitas recaem sobre seu pai adotiva, Cary, um famoso escritor. O problema é que logo depois ele também morre, pouco antes de sua irmã. As três mortes intrigam a polícia pelo modo como ocorreram - mortes brutais, com a garganta cortada.

Mais uma vez, Scarpetta se doa totalmente em busca da solução desse caso, se envolve tanto que até é ameaçada de morte. Mas, junto com o policial Pete Marino e com o agente do FBI Benton Wesley, fará de tudo pra resolver o mistério que ronda o estado da Virgínia.

Assim como no primeiro livro, fiquei envolvida com a escrita da autora. Dessa vez ela preferiu dar destaque ao lado psicológico do thriller, assim como explorar os detalhes técnicos/médicos no desenrolar da história. Essa falta de ação pode incomodar a algumas pessoas - e confesso que em alguns momentos também senti que ficou um pouco arrastado.

Patricia opta pela narração em primeira pessoa, o que nos limita apenas à visão da médica, mas também nos permite entender sua sede de justiça e sua motivação pra trabalhar. Nesse livro também temos contato com Mark, um ex-namorado de Kay que, ao mesmo tempo que esclarece um pouco da complicada vida amorosa dele, nos coloca muitas interrogações na mente.

Marino traz humor à história com sua fala desbocada e sua sinceridade ao extremo, o que às vezes até o torna um pouco grosso. Ele regula bem a tensão do momento, seja pra aliviar um pouco ou deixar o ambiente ainda mais denso.

Como já falei, há bastantes explicações e termos médicos, o que se justifica pela profissão da protagonista. Normalmente os livros de suspense e policiais têm como destaque policiais ou agentes, e esse é um dos grandes diferenciais da série Kay Scarpetta. Ver a investigação sob outro ponto de vista é animador.

O final foi o mais surpreendente! Por vezes algumas pistas pareciam desconectadas, soltas, mas no desfecho a autora conseguiu juntar tudo e dar sentido às menores coisas. Tentei solucionar o mistério durante a leitura, mas só nas últimas páginas que consegui entender o que tinha acontecido.

Pretendo continuar a série, mas não sei se vou conseguir nem tão cedo (agora tenho uma bebê em casa, por isso que andei sumida do blog). De toda forma, recomendo pros fãs do gênero, vão encontrar uma nova ideia de livro policial.

Corpo de Delito (Kay Scarpetta #2) - Patricia Cornwell
Paralela
296 páginas
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasAmazon
Suzi Andrade
27 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

6 comentários

  1. Suzi, primeiramente, parabéns pelo bebê ♥. Desejo muita saúde à ele e felicidades para você e sua família que acabou de crescer.
    Não havia lido na da Patricia, porém, a série da Patricia me parece muito bem construída, além de ter um enredo bem atraente. Porém essa série é bastante extensa, vinte e dois para uma série não é pra qualquer um. Ainda não li nenhum romance policial, mas por suas duas resenhas vale a pena dar uma chance a esse, quero ver as cenas de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de quando o psicológico tem um destaque na história *_*
    Não conhecia a série mas a resenha me fez sentir dentro de um ep de CSI então com certeza leria a série

    ResponderExcluir
  3. Suzi!
    Nossa! Que maldição de família, hein? Logo 3 morrendo um atrás do outro....
    Bom saber que o lado psicológico da história é bem desenvolvido nesse livro.
    Gosto dos suspenses policiais e ver que a narradora é a médica e não um dos investigadores, traz uma dinâmica diferente ao livro.
    Deve ser bom.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros com muito mistério policial e acho incrível quando o autor consegue pegar todos os ganhos para no final desvendar o mistério de forma a deixar a gente impressionado. Eu leria este livro sem dúvidas !

    ResponderExcluir
  5. Você não vai acreditar! Hoje fui numa feira de troca de livros aqui na minha cidade e então enquanto escolhia os livros tinha um chamado O Fator Scarpetta de uma autora que eu desconhecia. Mas ai fui e peguei o livro. Ai quando chego em casa vejo resenha de um dos livros da mesma autora e que passa com a mesma personagem !!! Agora eu estou mais curiosa ainda pra ler porque gosto muito de filmes com temática mistério policial. Eu vou ler esse que consegui hoje e espero continuar e seguir para essa série!

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi! Falou em lado psicológico do thriller já me interessei, mas falou que faltou ação e ficou um pouco arrastado já fiquei meio MEH
    Acho que não conheço os livros, mas parece que já li o nome dessa autora em algum lugar.
    Aproveite muito bem sua bebê porque essa fase voooooa. Você vai ter muito tempo pra ler ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)