Vamos juntas? - Babi Souza

Resenha Livro Vamos Juntas?

Qualquer sinônimo pra maravilhoso que você encontrar pode servir para descrever este livro. Babi Souza conseguiu falar de maneira simples e direta sobre um assunto tão importante e quem tem invadido o dia a dia da mulherada.

Se você é mulher, com certeza já viveu um dia em que a rua estava deserta e você teve medo de andar sozinha, até que avistou outra mulher e apertou o passo pra caminhar perto dela. Esse foi o início do Vamos Juntas?, um movimento de sororidade que rapidamente conquistou muitas adeptas Brasil afora. A ideia é simples: se você está sozinha e outra mulher também, que tal irem juntas pra uma passar mais segurança à outra.

Resenha Livro Vamos Juntas?

Esse projeto nasceu nas redes sociais, com uma página no Facebook, e logo viralizou. No começo era apenas uma página para divulgar a ideia, mas acabou se tornando um espaço coletivo de desabafo, incentivo e troca de experiências. Com tanta repercussão, isso precisava ser materializado e eternizado em forma de livro!

Como o subtítulo diz, é realmente um guia de sororidade. Vou além e me arrisco a dizer que pode ser considerado um manual do feminismo para iniciantes, especialmente para adolescentes. O livro explica sobre feminismo numa grande proposta de empoderamento e desconstrução de ideias e valores.

Resenha Livro Vamos Juntas?

Claro que o público-alvo é formado por mulheres, mas nada impede que homens também o peguem pra ler. A linguagem é de fácil acesso, parece que você está ouvindo alguém te explicar sobre aqueles assuntos, conversando com você. São muitos momentos de identificação, que você lê e se lembra de alguma situação vivenciada, algum relato ouvido.

Ao término da leitura, você vai perceber quão ridícula é a rixa feminina, como isso é uma estratégia do sistema machista pra nos enfraquecer e manipular mais facilmente. A tendência é que você comece a se corrigir nas falas e pensamentos, sem enxergar mais a outra como uma rival. E, pode ter certeza, praticar a sororidade é muito bom!!!

Resenha Livro Vamos Juntas?

Além de um conteúdo bastante interessante, todo o material é visualmente atrativo. As páginas têm detalhes coloridos e são enfeitadas com ilustrações, tudo pra conquistar de vez o nosso coração.

Toda mulher deveria ler Vamos Juntas?. Todo homem poderia começar seu processo de desconstrução por aqui também. Leia, divulgue, empreste... Empodere-se!

Resenha Livro Vamos Juntas?

Vamos Juntas? / O guia da sororidade para todas - Babi Souza
Galera Record
144 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon
Giulia Ladislau
26 anos. Filha do Rei. Carioca da gema. Aliança na mão esquerda. Pedagoga por formação, militar por profissão, revisora por paixão. Fascinada por livros desde quando nem se entendia por gente.

8 comentários

  1. Você tem razão! Queria descobrir por qual razão as mulheres vêem umas as outras como rivais. A união entre elas não é bem melhor?

    A ideia do livro è bem interessante. Mulheres unidas contra qualquer mal que possa acontecer.
    E realmente o livro está uma graça!
    Bem colorido e chama a nossa atenção.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que esse é o tipo de livro que eu olho e penso "preciso urgente", na verdade, me parece mais uma auto ajuda de qualquer coisa, e embora eu leia, não gosto muito. Acho que pode sim trazer algumas reflexões bem fortes, mas caso eu não ganhe de presente, passo. De qualquer maneira, gostei muito dos seus comentários, intiga e atrai.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Giulia!
    Tenho esse livro aqui para leitura e será um dos próximos.
    Realmente é um assunto bem atual e que deve ser discutido, além de partilhado por todas as mulheres.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Que livro essencial, em breve estarei recebendo ele e espero fazer a leitura rápida. Até eu que sou nova quando ando sozinha tento ficar perto de mulheres ou de outras pessoas que conheça, da mais segurança saber que não esta sozinha. Acompanha o Face do evento, é cada relato que me deixa de coração partido... Também acho que os homens devem ler o livro para se colocar no lugar da mulher

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia,
    Já tinha ouvido falar desse movimento, devido a grande repercussão que teve nas mídias sociais. Quero muito ler esse livro, mais ainda não tive a oportunidade; adorei a ideia do livro/movimento Vamos Juntas?, por nos permitir compreender o real significado de sororidade e mostrar a grande necessidade da luta por uma sociedade com igualdade de direitos. Fico pasma de que em pleno século XXI vivemos nessa sociedade machista, onde nós mulheres ainda somos vistas como inferiores, pelo amor!
    Quero muito adquirir esse livro, adorei a proposta, e essas ilustrações são lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giulia!
    Fico feliz de ver um livro importante como esse ganhando tanto destaque na blogosfera, nos dias de hoje é imprescindível que haja solidariedade e consequentemente sororidade entre nós, mulheres. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas em breve pretendo comprar um pra mim e emprestar pra algumas pessoas próximas a quem o livro faria muito bem.

    ResponderExcluir
  7. Giulia nem sabia que havia algo deste tipo, e acredite aqui em minha cidade iria vender feito água. Moro em uma cidade do interior do Ceará onde em alguns anos atrás a violência contra a mulher era tanta que não saíamos de casa, vivíamos com medo de que alguém nos arrastasse pelo braço e nos levasse sabe Deus para onde e pra fazer o que... Aqui houveram tantos casos de mulheres violentadas, sequestradas e maltratadas que só tínhamos chance de sentir liberdade quando estávamos aos bandos! Quase como animais, agora com essa proposta de ir juntas faz total diferença. Já quero!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não conhecia esse livro e essa iniciativa! Adorei saber mais sobre o livro e com certeza vou ler! Qual mulher nunca passou por essa situação, vivemos isso quase que sempre! Quanta importância e mudança a sororidade trás. "Vamos Juntas" deveria ser lido por toda e qualquer pessoa.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)