{ parceria } Editora Rocco

Semana passada fui surpreendida com a notícia de que o Prazer passou na seleção de parceiros da Editora Rocco. Foi inesperado mesmo, porque eu fiz a inscrição totalmente descrente, nem conferi o resultado, uma amiga que me avisou. E claro que fiquei feliz, né? É um indicativo de que o trabalho tá no caminho certo.


Com certeza vocês já conhecem a Rocco. Atire a primeira pedra quem não leu Harry Potter, Jogos Vorazes ou Divergente. Mas vocês conhecem a história da editora? Então chegou a hora de saber um pouquinho mais da responsável por trazer pro Brasil o bruxinho mais amado da literatura!



A Rocco tem como compromisso publicar as melhores obras de autores nacionais e estrangeiros. Criada em 1975 por Paulo Roberto Rocco, a editora sempre se mostrou atenta às manifestações da sociedade, antecipando tendências e difundindo novas ideias em diferentes segmentos. Na década de 1980, ousou ao trazer para o catálogo pensadores importantes como Michel Maffesoli e Jean Baudrillard, além de abrir espaço para nomes de vanguarda no cenário político nacional como Fernando Gabeira, Herbert Daniel e Alex Polari, entre outros intelectuais e ativistas que marcaram época.

No mesmo período, deu início à formação de seu prestigioso catálogo de ficção, com títulos como A fogueira das vaidades, de Tom Wolfe, que até hoje é referência na prosa norte-americana e foi adquirido num dos primeiros grandes leilões do mercado editorial. A Wolfe viriam se juntar, nos anos seguintes, nomes como Gore Vidal, Noah Gordon, Ken Follett, Anne Rice e Carlos Fuentes, para citar apenas alguns, formando um painel variado da literatura e do pensamento mundial do século XX.

Em 1988, apresentou ao Brasil e ao mundo aquele que viria a se tornar o mais bem-sucedido escritor brasileiro, Paulo Coelho, ao lançar O alquimista. Quatro anos depois, em 1992, A firma, de John Grisham, abria caminho para uma ficção comercial de qualidade que também se tornou uma marca em seu catálogo. No ano 2000, publicou Harry Potter e a pedra filosofal, o primeiro volume da série da então desconhecida J. K. Rowling, que se transformou no maior fenômeno editorial de todos os tempos.

Coube à Rocco um papel de destaque também em áreas como saúde, autoconhecimento e espiritualidade com a coleção Arco do Tempo, que fez história com títulos como Mulheres que correm com os lobos, clássico da psicanalista e escritora Clarissa Pinkola Estés que ganha reimpressões sucessivas desde o lançamento, em 1994. Em 1995, a editora ousou novamente ao publicar no Brasil o sucesso Homens são de Marte, mulheres são de Vênus, de John Gray, que viria a inaugurar um novo segmento de sucesso no mercado editorial, o de livros de psicologia voltados para o aconselhamento pessoal. Em 1998, veio outro grande sucesso deste segmento, Não faça tempestade em copo d’água, de Richard Carlson.


A ROCCO HOJE

Atualmente, a Rocco se mantém como uma das editoras brasileiras que mais se dedicam à divulgação de obras de ficção e não ficção contemporâneas, com nomes como Irvine Welsh, Jonathan Safran Foer e Julian Barnes, ganhador do Man Booker Prize, em seu catálogo.

Nas letras nacionais, é a casa de autores premiados como Roberto DaMatta, Affonso Romano de Sant’Anna, Clarice Lispector, Autran Dourado, Patrícia Melo e a imortal Rosiska Darcy de Oliveira, para citar alguns. E destaca-se ainda na busca constante por novos talentos, publicando nomes que se consagraram no cenário nacional, como André de Leones, Antônio Xerxenesky e Flávio Izhaki.

Além da reconhecida qualidade literária, o catálogo da Rocco reúne temas diversos, que somam aproximadamente dois mil títulos, indo da gastronomia aos negócios, da crônica de viagem à biografia, passado pela filosofia, pela História e pelos avanços da ciência, entre outros assuntos, e reunindo nomes de prestígio em diversas áreas como Frances Mayes, Robert K. Massie, Cioran e Michio Kaku.

NOVOS SELOS

Criado em 2010, a Rocco Digital atende às novas possibilidades e modelos de negócios com a ampliação das plataformas de leitura e reafirma o compromisso da Rocco de publicar obras relevantes, também em e-book. Parte expressiva do catálogo da editora já ganhou versão digital, de longsellers como os títulos de Noah Gordon a sucessos recentes, como a trilogia Jogos Vorazes. Os e-books da editora seguem um minucioso trabalho técnico e estético que preza, acima de tudo, a qualidade da experiência de leitura.

Em 2014, mais uma vez observando os movimentos e tendências do mercado, a editora deu início a um processo de melhor segmentação de seu catálogo com a criação de dois novos selos: Fábrica231, o selo de entretenimento da Rocco, e Fantástica Rocco, dedicado à literatura de fantasia, ficção científica e terror. No ano seguinte, vieram os selos Bicicleta Amarela, que publica o que há de mais moderno nas áreas de saúde, bem-estar e estilo de vida, e Anfiteatro, o selo de ideias e debates da Editora.


         


NOVAS GERAÇÕES

A Rocco mantém-se atenta também à formação das novas gerações de leitores, através dos selos Rocco Jovens Leitores e Rocco Pequenos Leitores, que reúnem obras de ficção e de informação dedicadas ao público infantil e juvenil, muitas delas premiadas por instituições como a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e adotadas em escolas e programas governamentais de incentivo à leitura.

Com forte presença de mercado, o selo Rocco Jovens Leitores tornou-se referência no segmento juvenil, com um catálogo que reúne alguns dos autores e séries de maior sucesso entre este público, como Ciclo A Herança, Jogos Vorazes, Divergente e Pretty Little Liars, entre outros. Pelo mesmo selo, a Rocco lançou Thalita Rebouças, a escritora brasileira de maior sucesso entre os adolescentes, os títulos infantojuvenis de Neil Gaiman e a coleção Histórias Inéditas do Pequeno Nicolau, clássico francês da dupla René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. No segmento Pequenos Leitores, brasileiros premiados como Caulos e Karen Acioly fazem companhia a nomes consagrados lá fora como William Joyce, autor do celebrado Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo.

COMPROMISSO

Há mais de três décadas demonstrando sensibilidade para detectar as tendências do mercado em diferentes segmentos, ousadia na difusão de novas ideias e agilidade de produção, a Rocco se orgulha por ser uma editora sólida e independente, capaz de se reinventar a cada dia para atender aos anseios do público brasileiro.
Giulia Ladislau
26 anos. Filha do Rei. Carioca da gema. Aliança na mão esquerda. Pedagoga por formação, militar por profissão, revisora por paixão. Fascinada por livros desde quando nem se entendia por gente.

6 comentários

  1. A Editora Rocco,vem expandindo cada vez mais seu trabalho
    ao longo desses anos.
    E essa parceria,é uma forma de reconhecer o trabalho do blog.

    Mais uma vez parabéns ! 👏

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz pelo blog, parcerias sempre devem ser celebradas, pois rendem ótimas resenhas e dicas e a Rocco tá crescendo e os novos selos tem rendido ótimos lançamentos ;)

    ResponderExcluir
  3. eu adoro a editora Rocco. Parabéns pela parceria. Quem também ganha com a parceria somos nós leitores, pois assim teremos ótimas resenhas por aqui

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria Giulua!
    Como uma boa fã do Harry Potter sou eternamente grata a Editora Rocco ♥
    E que venham muitas resenhas e novidades literárias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A Rocco é uma editora maravilhosa, e assim como a Intrínseca, não sabia o porquê da escolha do nome... muito interessante!
    Já li Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente, e sou imensamente grata a editora por ter trazido essas histórias maravilhosas para nosso país, são minhas séries preferidas ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Parabéns pela parceria com a editora Rocco, muito sucesso para a editora !!
    Já conheço a editora a algum tempo e gosto muito dos livros da editora, principalmente HP !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)