Nova Ordem - Chris Weitz

Esta resenha contém spoilers do primeiro livro da série.
Mundo Novo



Título: Nova Ordem (Mundo Novo #2)
Autor(a): Chris Weitz
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 266
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura | Fnac
Nota:

Jefferson, Donna e seus amigos descobriram que os adolescentes não são os únicos que sobreviveram ao vírus e, em meio ao caos do resgate da Marinha, eles se separam. Jefferson volta para Nova York e tenta levar a Cura para a tribo da Washington Square, enquanto Donna vai parar na Inglaterra, onde se depara com um mundo pós-Ocorrido inimaginável. Mas um desastre ainda maior que a Doença está prestes a acontecer, e Donna e Jefferson só poderão evitá-lo se acharem o caminho de volta um para o outro.

No final de Mundo Novo, Jeff e seus amigos descobriram a verdade por trás da Doença. Mas não foi só isso. O grupo também descobriu que a humanidade não havia sido destruída, como acreditavam. Após serem capturados pelo Velho e quase mortos, eles encontraram a Cura e foram resgatados por ninguém menos que a Marinha dos Estados Unidos.

Porém, o que parecia um resgate logo se mostrou algo completamente diferente. Os soldados os confinaram em celas separadas e os interrogavam todos os dias, em busca de informações acerca do que acontecia em Nova Iorque. Ninguém lhes dava as respostas sobre o porquê de terem sidos deixados para trás, nem porque não forneciam a comida que era tão escassa.

Até que um novo oficial chega ao navio e interrompe a quarentena dos garotos e resolve contar a verdade, que deixa todos embasbacados. Acontece que, na verdade, apenas os Estados Unidos sofreram com a Doença, enquanto o restante do mundo seguia seu fluxo normal. Como existiam muitos americanos morando em territórios estrangeiros, a nação ainda vive, tendo até um Governo sediado na Inglaterra.

Mas essa nova ordem mundial não está agradando a todos. Alguns países que estão apoiando os americanos o fazem por conta do poder marítimo que o país tem. Mesmo tendo sua população dizimada, a nação ainda domina os mares e é responsável por todas as transações que passam pelas águas.

Assim, Jefferson acaba entrando em contato, sem querer, com a Resistência. Liderados por Chapel, um grupo deseja que Jeff e os amigos voltem para Nova Iorque, levando consigo a Cura para todas as tribos. Só que o plano de fuga acaba apresentando uma falha e Donna fica para trás, separando-se do seu amado e de seus amigos.

Enquanto Jeff retorna à Big Apple e precisa reconquistar sua tribo na Washington Square, Donna é levada para a Inglaterra e reinserida numa sociedade que pensava não existir mais. Ela tem acesso à tecnologia e até a chance de cursar uma faculdade. Mas conforme os dois vão avançando em seus territórios, novas descobertas vão sendo feitas e eles vão percebendo que tem algo que ainda não lhes contaram, algo que pode mudar o rumo da civilização mundial.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando li Mundo Novo no ano passado, me apaixonei por essa história e fiquei ansioso por Nova Ordem. Recebi o livro no final do ano da editora e fiquei protelando a leitura. Deus, por que diabos eu fiz isso? Se soubesse o quanto era bom, teria lido beeeem antes.

A escrita de Chris Weitz está ainda mais esplêndida nesse segundo volume da série. O autor conseguiu me prender logo nas primeiras páginas e refrescar minha memória acerca dos acontecimentos importantes do primeiro livro. Além disso, Weitz focou bastante na ação, deixando a narrativa ainda mais envolvente e dinâmica, bem do jeito que eu gosto.

A busca pela Cura não é mais o propósito do grupo de Jeff. Eles querem agora entregar essa Cura para seus amigos em Nova Iorque e restituir a vida na cidade. Assim, o foco da narrativa passa para uma trama política, repleta de segredos e estratégias para consumá-la. Não sou fã de política e quando vi que o livro seguia para esse lado, fiquei com um pé atrás. Porém, Weitz desenvolveu isso tão bem, usando termos simples e diversas analogias, que compreendi tudo e adorei.

A narrativa segue em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Jeff e Donna, mas contando também com alguns capítulos narrados por outros personagens, como Peter e Crânio. Agora que Jeff e Donna estão separados, foi ainda mais interessante acompanhar essas mudanças de POV.

Pode-se notar um grande amadurecimento dos personagens por conta das novas descobertas. Donna ainda é aquela garota desbocada e sarcástica de quem tanto gosto, mas ela passa por grandes questões e mostra-se ainda mais inteligente e responsável do que eu esperava. Já Jeff me incomodou um pouquinho. Ele está com muita responsabilidade nas costas e toma algumas atitudes com as quais eu não concordei e que levaram o grupo para um caminho sombrio.

O final foi maravilhoso. Chris Weitz consegue desenvolver os desfechos de uma forma única, fazendo com que a gente se sinta apreensivo, com raiva, feliz e emocionado, tudo na mesma medida. O autor deixou uma grande ponta aberta para o último livro, que deve ser lançado aqui no Brasil no final desse ano.

Nova Ordem é um livro ótimo, mesmo que um tanto inferior ao seu predecessor. Mesmo assim, a experiência de leitura é bastante válida e eu super recomendo a todos. Tenho certeza de que não vão se arrepender.
Leonardo Amarante
18 anos, gaúcho, estudando biomedicina. Vidrado em exatas, mas apaixonado pelos livros desde que se conhece por gente. Blogueiro nas horas vagas, tem paixão pelo que faz, e acredita fielmente que foi destinado à literatura, só falta ela perceber isso também.

6 comentários

  1. Olá Leonardo,confesso que esse gênero literário é totalmente diferente dos que costumo ler...
    Não li o primeiro livro,mas sempre fico curiosa quando leio elogios de uma história ,como estou lendo essa agora.Afinal,temos que sair um pouco da nossa zona de conforto e experimentar novas leituras.
    Gostei da dica e fiquei com vontade de conferir.

    ResponderExcluir
  2. A história dessa trilogia tem jeito de série televisiva e se fosse produzida com certeza eu estaria acompanhando, mas nos livros histórias assim em geral não prendem muito minha atenção, no entanto o livro parece conter uma continuação bem interessante e proporciona ao leitor duas aventuras, já que o casal se separa e passa a aprender a viver separados e em novos ambientes, claro que eles ainda terão que se unir, mas até que chegue esse ponto deve rolar muita aventura. Assim, apesar de não ser um gênero que eu leia com frequência, achei interessante a história desse segundo livro, vou pesquisar mas sobre a trilogia e quem sabe, embarcar na história ;)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de séries, pois sei que terei que comprar os outros exemplares, achei a história meio doida, não é o tipo de leitura que sou acostumada a ler, mas pra quem gosta é um prato cheio.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo,
    Não tinha o costume de ler distopia, mas agora peguei gosto pelo gênero e a lista de livros a serem lidos não para de aumentar! Gostei do que vi na resenha, parece ser uma história e tanto, com um enredo original, uma narrativa bem envolvente, repleta de ação e com desfechos surpreendentes, adoro isso! Sem falar que amo acompanhar o amadurecimento dos personagens. Fui lá conferir a resenha do primeiro livro, como resultado já adicionei ambos os livros na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de politica e fiquei animada por envolver esse assunto no livro. Não li o primeiro e por isso não tenho uma opinião concreta, mas achei a história bem interessante pela sua resenha. Esses meninos parecem ser muito corajosos e generosos, já que querem levar a Cura para seus amigos em Nova York. Obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre essa série, pois se envolve política, já me interessa Rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Faz um tempo que li uma resenha sobre o primeiro livro dessa serie que me deixou bem curiosa para ler, mas por ser uma serie grande acabei adiando a leituras para lançar todos os livros e lendo a resenha gostei muito desse livro e legal ver que mesmo estando quase no fim da historia o autor consegue nos trazer um livro interessante, surpreendente e que nos trás uma carga de sentimentos, quero muito ler essa serie !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)