Tudo ou nada - Sarah Mlynowski


Título: Tudo ou nada (Era outra vez #3)
Autor(a): Sarah Mlynowski
Editora: Galera Junior
Nº de páginas: 174
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura
Nota:

Com a ajuda de um espelho mágico, os irmãos Abby e Jonah invadem um tradicional conto de fadas... e fazem a maior confusão. Depois de ajudar Branca de Neve a escapar da madrasta e de fazer Cinderela se tornar uma empresária — ajudando as duas a ter o final tradicional —, neste terceiro volume da série Era outra vez, os dois acabam invadindo a amarelada Mostarda... e a história da Pequena Sereia. Mas, dessa vez, a bagunça dos dois pode ter um lado positivo. Afinal, a história original acaba um pouco mal para a princesinha.

Desde o dia em que entrou no espelho e invadiu um conto de fadas, Abby descobriu que é bem aventureira. Só que dessa vez o que está lhe deixando frustrada não é o silêncio de Maryrose - a fada que habita seu espelho e insiste em ignorá-la -, mas sim a visita à avó, em Chicago, que sua mãe precisou cancelar devido ao grande volume de trabalho que anda tendo.

Ela não é muito fã de praias ou piscinas, mas adora a segurança que a Jacuzzi lhe proporciona, e na casa de sua avó tem uma ótima! Depois de não conseguir dormir e achando um desperdício desfazer a mala que já estava arrumadinha, Abby decide que é o momento de aterrissar em outra história! Como estar de pijama parece ser essencial para iniciar a aventura, a mala de roupas servirá bem, e assim ela e seu irmão Jonah não passarão mais sufoco no quesito vestimenta.

Quando Abby percebe que seus pais já estão dormindo, ela calça seu tênis, acorda o irmão e desce até o porão arrastando a mala. Antes de irem, ela cria uma regra: nada de mudar o final da história. Nada de conversar com as pessoas ou interferir nos acontecimentos. Ok? Ok. Uma, duas, três batidas no espelho e lá vamos nós.

Nem floresta, nem armário de casacos; para o desespero de Abby a aterrissagem acontece em uma praia. Ela demora um pouco até perceber onde eles estão, mas, quando uma sereia aparece carregando um homem até a margem da água, imediatamente ela reconhece a história: A Pequena Sereia! Ela também lembra que o final original dessa história não é nada legal para a princesa e logo percebe que precisará mudar esse desfecho. Afinal, eles não podem deixá-la morrer.

O rapaz que eles ajudam a sair do mar é o príncipe Mortimer, do Reino de Mostarda - um lugar onde tudo é amarelo, inclusive a comida - e é no castelo dele que eles ficam hospedados. O lado bom é que assim ficará mais fácil chamar a atenção da princesa e logo poderão convencê-la a não fazer um acordo com a Bruxa do Mar. Enquanto Abby está totalmente focada na missão, Jonah tenta aproveitar suas férias fora de hora.

Convenhamos, foi muito interessante a forma como a autora retratou esse reino. Ele é muito ensolarado, eles vivem na praia, andam de bermuda e roupas de verão e - claro! - abusam da mostarda na comida. Eu apenas não gostei do príncipe, que era bem machista e esnobe. Mas tem seu ponto positivo, desmistifica essa imagem de que todas precisamos de um príncipe encantado. No livro anterior eu reclamei sobre a conduta nada ética da Cinderela e quase ia reclamar da conduta de Lana a pequena sereia, quase.

Vamos entender: na história original, a sereia abre mão de tudo por conta de seu amor pelo príncipe e, apesar de ter esperado que ela agisse de forma diferente, ela conseguiu se redimir. Abby tenta convencê-la de todas as formas que ela tem coisas muito valiosas na vida e que não vale a pena abrir mão de tudo por um príncipe. Mesmo insistindo em ir por esse caminho, Lana surpreende o leitor no final e a mensagem que ela deixa aos pequenos leitores é bem bacana.

Em Tudo ou Nada são abordados assuntos que até podemos considerar bem adultos, mas que têm tudo a ver com as crianças, como a superação dos nossos medos e a importância de ser fiel aos seus sonhos.

A cada livro dessa coleção eu fico ainda mais apaixonada. A leitura é rápida e por isso super indicada para fazer com as crianças. E o mais importante: não deixe a temática "contos de fadas" te impedir de ler para os meninos. Tem aventura para todas as crianças e bastante aprendizado.
Andressa Leal
Andressa, Dressa, Dreeh. Carioca e Tricolor. Na casa dos vinte. Futura noiva. Viciada em The Sims, fotografia e livros. Acredita que ter um blog é a melhor forma de juntar sua profissão com suas paixões.

7 comentários

  1. Tudo ou nada parece ser uma ótima história para as crianças. Parece transmitir ótimas lições sobre como não desistir dos seus sonhos e ser corajoso e superar seus medos.
    Adorei a capa, é muito fofa.

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é muito fofa!
    Acho que as crianças vão se deliciar com esses livros de várias histórias contadas de uma maneira diferente. Sem contar que essas aventuras das crianças me deixaram com vontade de dar uma conferidinha também.

    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dreeh,
    Não conhecia essa coleção, mas como adoro um bom conto de fadas (acrescento aqui as releituras) já fiquei interessada em conferir esses livros com narrativas inusitadas. Será uma ótima dica de presente para os meus sobrinhos, e é claro que vou querer ler os livros também hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece ser o tipo de livro que traz ensinamentos tanto para crianças quanto para adultos. Eu adoro esse tipo de releitura dos "contos de fadas", porque dá uma nova forma a uma história que já conhecemos. Capa muito linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, achei bem legal da autora desmistificar essa imagem de que precisamos de um príncipe encantado pra ser feliz, e eu só não gostei de ela ter retratado o príncipe como um machista. Esse parece o tipo de livro que possui uma narrativa bem leve, mas confesso que não tenho interesse em lê-lo. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Dreeh, que história legal!
    Nunca tinha ouvido falar dela, mas amei a resenha, é bem diferente do que estou lendo ultimamente, e eu amooooo releituras de contos de fadas! Mais que os contos originais kkkkkkk
    E esse negócio de tudo amarelo é bem curioso. Os personagens parecem ser bem divertidos também.
    Vou querer ler, com certeza!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não conhecia essa serie, mas achei a historia interessante, gosto muito das releituras dos contos de fadas e achei legal como a historia e contada, para as crianças parece ser uma ótima historia ainda mais como a autora transmite os ensinamentos da historia !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)