O Monstrologista - Rick Yancey


Título: O Monstrologista (Monstrologista #1)
Autor(a): Rick Yancey
Editora: Farol Literário
Nº de páginas: 474
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac | Cultura
Nota:

Will Henry é assistente de um médico com uma especialidade incomum: a monstrologia, isto é, o estudo dos monstros. Ao receber em casa o cadáver de uma menina atrelado a um desses seres que se acreditava extinto, Will e o médico sairão à caça de outros antropófagos antes que seja tarde demais. O Monstrologista é o primeiro de uma eletrizante trilogia para aqueles com estômago forte!

Somos apresentados, logo de cara, ao assistente de um médico. Não sabemos o nome do personagem, apenas que ele é o autor do livro, que havia recebido diários de Will Henry, que é nosso assistente. Dentro deste diário descobrimos que Will perdeu os pais aos 11 anos e desde então passou a viver com o Dr. Pellinore Warthrop. E é aí que tudo começa de verdade.

Achando que o doutor é louco, encontramos algumas cenas bem macabras e nojentas, por assim dizer. Monstrologista, Pellinore caça e estuda monstros. Em busca dos Anthropophagi, seres mitológicos, conhecidos como antropofágicos, o enredo é construído. De alguma forma esses monstros foram parar na América, e é com base nisso que a trama foi desenvolvida. Claro que com muito sangue e dissecação.

Uma coisa era certa: eu era tudo o que ele tinha. Sempre me perguntei se um dia já ocorrera àquele homem, cuja capacidade de concentração me inspirava ainda mais respeito, que o contrário também era verdadeiro: ele era tudo o que eu tinha.

Will foi um personagem bem desenvolvido ao longo da narrativa e, por ser uma criança meio que jogada no mundo, nos trouxe aquela sensação de acolhimento. Mesmo que no começo ele seja muito imaturo e por vezes chatinho, ao longo do texto ganha coragem e ultrapassa todas as barreiras com determinação. Não podendo abandonar o doutor, visto que foi acolhido por ele, acaba aprendendo a lidar com o nojo e com tudo o que acontece dentro do recinto.

Mesmo negligenciando "n" coisas para Will, Pellinore me ganhou com sua loucura. Sombrio e cheio de segredos, ele é mórbido e irresistível aos meus olhos (não levem para o lado da "boniteza", e sim só porque eu curto coisas assim, rs).

É possível determinar o momento em que o homem perde a humanidade e se transforma no próprio monstro que ele persegue?

A capa é lindíssima. A diagramação interna é simples, mas em algumas páginas encontramos pequenas ilustrações das ferramentas que o doutor utiliza em suas aventuras! Não encontrei erros de revisão.

Ah! Uma curiosidade: essa obra de Rick Yancey (autor de A 5ª Onda) ganhou o Prêmio Michael L. Printz de literatura juvenil nos Estados Unidos, que elege o melhor livro do ano escrito para adolescentes, com base exclusivamente no seu mérito literário. Dá pra ver que é bom!

Sim, meu filho querido, monstros existem. Por acaso há um pendurado em meu porão.
Pamela Moreno
Formada em Letras, optou por seguir duas carreiras que ama: lecionar e revisar. Acredita que pode mudar o mundo com simples gestos do cotidiano. Geminiana. Paulista. Para uma apaixonada pela leitura desde pequena, administrar um blog literário é muito mais que um simples hobbie.

9 comentários

  1. Falou em estômago forte, já sei que não é pra mim kkkk
    Achei a premissa do livro bem interessante, mas definitivamente não é o meu tipo de leitura.
    A capa é realmente linda, e achei legal colocarem as ilustrações das ferramentas utilizadas em algumas páginas *-*
    E que bom que você gostou do livro, espero que você goste dos próximos também. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pamela,
    Adorei a capa do livro, esse seria um livro que compraria pela capa! Mas depois de ler a sinopse e a resenha, já sei que não leria hahaha. Não curto muito livros nesse estilo, fogem totalmente da minha zona de conforto, mas quem sabe algum dia dou uma chance e acabo me surpreendendo com essa leitura? Só lendo mesmo hahaha, mas por enquanto deixo passar, já que a lista de espera de livros não lidos está cada dia mais extensa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamela!
    Adoro histórias que tem médico no meio...não sei o pq! hahahaha Ainda com mitologia junto, já me conquistou!
    Já gostei do Will e fiquei com dó dele...pode isso? kkkkkkk
    Com certeza está na minha lista de leitura =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem..
    Ainda não tinha ouvido ou visto nada sobre esse livro ,mas parece ser bem interessante,só pela capa já leria e com sua resenha me deu bastante curiosidade ,ainda mais por amar livros com ilustrações,com certeza vou ler em breve..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  5. Assim que vi esse livro há um tempinho atrás,achei a capa quase que infantil,mas sabendo um pouco mais sobre o tema percebi que estava completamente enganada.
    Pela resenha acredito que seja um livro para os fortes,rsrs
    E com toda certeza pretendo lê-lo!
    Achei o enredo diferente.

    ResponderExcluir
  6. Não é um livro que eu leria, porque sou fraca para cenas fortes. Will parece ser um ótimo personagem que se adaptou a situação e ao ambiente em que cresceu.
    Também achei a capa bem bonita.

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempo que estou querendo ler esse livro, mas ainda não li. Já me falaram que é mesmo para quem tem "estômago" e ainda bem que ele só parece chatinho nas primeiras páginas, já que o personagem evolui. Também acho a capa muito bonita e espero ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela,
    olha é tão diferente do que leio, que não sei se vou gostar, mas já quero só pra conhecer e conferir, rsrsrs
    Uma capa linda demais, vale ressaltar *-*
    Legal o personagem crescer, acho que ele aprenderá bastante vivendo nesse recinto kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já tinha visto esse livro mas ainda não tinha parado para ler sobre a historia e não sabia que era do autor de A 5ª Onda e lendo a resenha achei interessante e diferente do que achei principalmente por temos a parte das dissecações, mas fiquei curiosa sobre a historia do Will porém, vi que esse não é o tipo de livro que irei gostar !!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)