Nocaute - Anderson Fernandes, Débora Kaoru


Título: Nocaute
Autor(a): Anderson Fernandes, Débora Kaoru
Editora: Buriti
Nº de páginas: 184
Nota:

Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.

Em Nocaute acompanhamos a história de Antonio, um jovem que logo ao nascer perdeu seus pais e acaba indo morar em um orfanato. Totalmente sozinho, logo percebe o quanto o mundo pode ser cruel e que às vezes deve-se tomar decisões não tão boas apenas para poder sobreviver.

Depois de alguns anos vivendo em meio às dificuldades das ruas, Antonio acaba encrencado e a cada dia que passa vai fazendo valer ainda mais o seu apelido de Pitbull. Certo dia, ele conhece Claudia e Marcos através de um projeto social que tem como objetivo resgatar jovens de volta para sociedade. A princípio, cansado de levar rasteiras da vida, Antonio fica um pouco receoso em relação ao casal, mas aos poucos Marcos e Claudia conquistam a confiança dele e finalmente as coisas começam a mudar.

Nocaute carrega uma trama bem brasileira, abordando a triste realidade de muitas crianças em nosso país, e infelizmente nem todas encontram um Marcos e uma Claudia para ajudá-los a reconstituir suas vidas.

Gostei muito dos autores focarem no esporte como base de “salvação”, nesse caso as lutas de UFC e MMA, o que para mim foi só descoberta, já que eu não estava muito familiarizada com esse mundo. Narrado em terceira pessoa, com uma escrita simples e de fácil compreensão, a leitura é muito rápida e envolvente, os personagens são bem construídos e cheios de personalidade.

Mas o que vale a pena mesmo é saber que simples gestos de atenção trazem à luz pessoas que muitas vezes estão acostumadas a viver em plena escuridão

O único ponto que me incomodou um pouco foi o fato de que, mesmo vindo de uma infância/adolescência difícil e após a ajuda do espirituoso Marcos e da generosa Claudia, Antonio ainda continuou inconsequente e demorou muito para amadurecer.

No geral, Nocaute é uma ótima leitura, pois, além de trazer uma história incrível de evolução e superação, aborda também fatos importantes e polêmicos como a maioridade penal e o caminho que alguns jovens acabam escolhendo simplesmente por não terem uma oportunidade melhor ou até mesmo um incentivo maior para buscarem uma vida digna. Leiam e embarquem nessa linda história de vida!

Quem tiver interesse em comprar Nocaute é só entrar no site do livro ou na Amazon. Mas você também pode participar do sorteio aqui no blog e levar um exemplar autografado. :D



TERMOS E CONDIÇÕES:
→ Ter endereço de entrega no Brasil.
→ Fazer um comentário sobre a resenha.

• A única regra é deixar um comentário no blog sobre a resenha.
• Não é necessário preencher todas as entradas do formulário; o participante preenche as que quiser/puder; quanto mais entradas preenchidas, mais chances no sorteio.
• Para o tweet, não serão aceitas frases modificadas; a frase pode ser tweetada 1 vez por dia.
• O livro será postado pelo blog em até 30 dias úteis após o envio dos dados pelo contemplado.
• O vencedor receberá um e-mail com o resultado logo após a divulgação do mesmo e terá 48 horas para respondê-lo com seus dados; caso não haja resposta durante esse período, o livro será sorteado novamente.
• O resultado será divulgado em até 3 dias úteis após o encerramento da promoção.
• Caso o livro retorne ao remetente por falha ou erro do destinatário ou Correios (como objeto recusado, endereço insuficiente ou as 3 tentativas de entrega realizadas, dentre outras situações), o blog e os autores não se responsabilizam.
• A promoção começa em 26/02/2016 e terminará em 21/03/2016.
• Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
• Se descumprir qualquer uma das regras acima, o participante será desclassificado sem aviso prévio.

a Rafflecopter giveaway


Boa Sorte!
Suzi Andrade
27 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

2 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia o livro nem o autor, adoro livros nacionais e adorei conhecer mais um, a sinopse me chamou muito a atenção :)
    Vou participar do sorteio vai que ue tenho sorte rs

    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Costumo dizer que é um livro para provocar debate e reflexão. Se as pessoas estão procurando distração, melhor realmente ler outra publicação.

    Quanto ao livro, depois de enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate outros temas, como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos.

    Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro.

    Acrescento ainda que o livro também passa mensagens positivas. Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam.

    Portanto, muito obrigado pelo interesse e pela parceria. Seguimos à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)