Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz


Título: Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do Universo
Autor(a): Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 392
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Aristóteles é um adolescente de 15 anos, introspectivo e solitário, impulsivo e curioso, mas ao mesmo tempo sensível e carente. Com descendência mexicana, ele se sente diferente de todos os outros garotos da sua idade. Mesmo com uma família grande, se sente confuso e deslocado. Seu pai é um veterano de guerra e vive perdido em suas lembranças, suas irmãs gêmeas são bem mais velhas e já são casadas e seu irmão está preso há muito tempo e simplesmente ninguém de sua família fala dele, apenas a sua mãe parece saber como lidar com o jeito excêntrico de Ari.

Em pleno verão, mesmo não sabendo nadar, Ari sempre vai à piscina do bairro para tentar se distrair dos dilemas da sua vida; e é em uma dessas tardes que ele conhece seu futuro e primeiro melhor amigo.

 Dante é o contrario de Ari, falante, divertido, inteligente e confiante. Os dois logo se tornam inseparáveis, juntos resolvem tentar descobrir todos os segredos do universo. Enquanto Dante é decidido na suas escolhas, Ari tenta se conhecer pouco a pouco, criados de forma diferentes, eles ainda têm muito em comum principalmente na vontade de entender e descobrir o mundo que eles ainda têm pela frente.

O livro é inteiro narrado por Ari, mas Dante esta a todo o momento ativo na trama com suas atitudes e pensamentos. Os personagens são bem construídos e envolventes e cativam o leitor rapidamente. A narrativa é praticamente toda construída com diálogos rápidos, bem humorados e inteligentes deixando a leitura ágil e muito gostosa de acompanhar.

Embora não haja nada de surpreendente na trama eu me envolvi por completo com essa história sensível e poéticas de dois adolescentes descobrindo a vida. Além da amizade e das aventuras dos garotos, há também bastante foco no seio familiar de ambos, que foi abordado de maneira sutil e realista. A história de passa no final dos anos 80, o que deixa tudo ainda mais mágico e nostálgico.

 O Final não me agradou tanto assim, era esperado, mas achei que tudo aconteceu meio do nada e isso me incomodou um pouco, mesmo assim Dante e Ari me conquistaram completamente, a história deles me encheu de amor e ternura e ao finalizá-la imediatamente senti saudades.

Eu era praticamente invisível. Acho que gostava de ser assim. Até que surgiu Dante.
Suzi Andrade
27 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

2 comentários

  1. Oi Suzi!
    Eu adoro esse livro. Lembro que nas últimas páginas eu simplesmente não conseguia parar de ler. Não lembro de ter achado que aconteceu "do nada", mas que bom que isso não estragou a sua leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, parece bem lindo esse livro.
    Eu não conhecia ainda, mas parece de uma delicadeza incrível, né?
    Pena que o final não é tão bom :(
    Mas parece valer a pena mesmo assim.
    Gosto de história de melhores amigos que parecem não ter nada em comum, mas no fundo tem tudo a ver um com o outro.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)