A Menina da Neve - Eowyn Ivey


Título: A Menina da Neve
Autor(a): Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 352
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Nota:

Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Após o bebê de Jack e Mabel ter nascido morto, os dois embebidos na dor decidem se mudar para o Alasca em busca de uma vida tranquila e solitária, longe de todas as pessoas que pudessem julgá-los. Não demora muito para a extrema isolação do mundo começar a afetar a vida e o casamento deles, os dois mal trocam uma palavra, e a solidão machuca e traz lembranças ruins.

Em um dia de muita neve, em um momento raro de interação espontânea entre o casal, eles resolvem fazer uma menininha de neve e transferir para ela toda a vontade e a necessidade de um dia conseguir serem pais. Depois dessa noite, inexplicavelmente o boneco desaparece, e tanto Jack quanto Mabel começam a ver vestígios de uma menina pela floresta. Confusos eles ficam preocupados, como uma criança pode sobreviver sozinha em meio à floresta sobre a nevasca intensa? Quem é essa garotinha? E por que ela desaparece quando acaba o inverno?

A Menina da Neve teve o enredo inspirado em um conto de fadas russo chamado Snegurochka. Com a narração em terceira pessoa, a trama é detalhista, sensível e poética. A leitura não é muito ágil, deve-se ter paciência e ir degustando os capítulos com calma, pois a escrita é densa, mágica e melancólica.

A história me cativou, a autora conseguiu me prender na questão da menininha da neve. Por diversas vezes fiquei em dúvida sobre o que era real e o que não era, a cada página minha curiosidade aumentava para descobrir qual desfecho a autora daria para ela.

O Alasca como plano de fundo tornou tudo ainda mais terno, intenso e misterioso, nunca tinha lido nada ambientado no Alasca e adorei conhecer um pouco mais desse lugar exótico. Mesmo com uma leitura mais lenta, a trama é bem amarrada e bem escrita, os personagens são simples, mas intensos.

O enredo foca no drama do casal em querer ter filhos, na magia da força de vontade e no amor entre eles. Para quem procura uma história diferente, misteriosa, mágica e muito sensível; A Menina da Neve vai te encantar.

A menina conhecia a floresta e seus atalhos. Ela encontrava comida e abrigo. Não era só disso que uma criança precisava? Mabel diria que não. Diria que a menina precisava de calor e afeto e de alguém para cuidar dela, mas Jack ficou imaginando se isso tinha ou não mais a ver com os desejos da mulher do que com as necessidades da criança.
Suzi Andrade
27 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)