Voos e Sinos e Misteriosos Destinos - Emma Trevayne


Título: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Autor(a): Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 306
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.
Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.
Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

Londres, 1899, era vitoriana. Jack Foster estuda em um colégio interno e só volta para casa durante as férias, onde não recebe a mínima atenção da família. Seu pai só pensa em trabalhar e a mãe só se preocupa em promover eventos para entreter as damas da sociedade, sempre deixando Jack de lado, como se ele fosse um incômodo.

Tudo que Jack deseja é viver uma aventura, mas sempre preso em casa fica impossível. Sua vida muda quando Lorcan, um homem misterioso, aparece em sua casa em uma das muitas festas realizadas por sua mãe. Lorcan parece ter um interesse especial em Jack e deseja levá-lo para um lugar especial, finalmente dando um ânimo na vida do menino, mas a mãe dele recusa a proposta, deixando Jack mais uma vez frustrado.

Um dia, quando está pelo centro da cidade com a governanta, Jack avista Lorcan e foge para segui-lo e finalmente descobrir sobre o que o estranho homem falava. Quando Lorcan atravessa um portal, Jack não hesita em segui-lo e descobre-se em um outro mundo, totalmente novo.

Em Londinium, as máquinas dominam as ruas e as pessoas são híbridas de carne e metal. Não há ninguém que não possua ao menos uma peça do material em seu corpo, com exceção da rainha do Império das Nuvens, conhecida como Senhora. Logo Jack vem a descobrir que a Senhora queria alguém como ela, humano completo, para criar como filho, e ele havia sido o escolhido, por isso Lorcan queria levá-lo.

Conforme vai passando mais tempo naquele mundo novo, Jack se deslumbra cada vez mais. Só que chega um certo momento em que ele percebe que precisa voltar para casa, mas não será tão fácil encontrar o caminho de volta, principalmente quando existem pessoas desejando impedi-lo.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando eu vi esse livro no catálogo da editora Seguinte, senti que precisava lê-lo. Sou apaixonado pelo gênero steampunk, e a premissa de Voos e Sinos e Misteriosos Destinos parecia ser exatamente o que eu estava procurando, por isso tratei de solicitá-lo assim que possível. Porém, o livro não foi bem o que eu esperava.

Narrado em terceira pessoa, achei que Emma Trevayne abusou muito de alguns detalhes, em certos momentos da narrativa me vi perdido em descrições um tanto irrelevantes para a trama. Além disso, o uso de palavras desconhecidas para mim foi bem grande e precisei pesquisar alguns significados. Não que isso seja algo ruim, mas ter que interromper a leitura para fazer a pesquisa foi um incômodo.

Jack é um protagonista cativante. Ele é muito curioso e tem aquela coragem típica dos garotos de sua idade, tornando fácil gostar dele e torcer para que ele alcance seus objetivos. Também temos personagens secundários muito interessantes, como o Dr. Cataplasma e a boneca Beth. Ambos são importantes para a trama e dão muitas lições a Jack e a nós, mas senti que Trevayne não soube desenvolvê-los muito bem.

Meu problema maior com o livro foi que não consegui "sair da caixa". Quando leio livros de fantasia, gosto de ver minha imaginação voar para visualizar o que o autor está descrevendo e durante a leitura desse livro senti um bloqueio. Londinium parece ser um lugar muito interessante e mágico, mas não um que eu gostaria de visitar devido a essa falta de emoção.

O final do livro é bem conclusivo, mas um tanto previsível. Sei que estamos falando de um livro juvenil, mas a autora poderia ter inovado um tanto mais e instigado mais os leitores. Não sei, não consegui gostar da forma que tudo acabou.

A edição da Seguinte está maravilhosa. A capa é aveludada e o título tem aplicação de verniz. A diagramação é simples, mas conta com algumas ilustrações de cenas da história em algumas páginas. Também é encontrado na edição um mapa de Londres e na sequência um mapa de Londinium. As páginas são amareladas, a revisão está ótima e a fonte é grande.

Voos e Sinos e Misteriosos Destinos é uma leitura despretensiosa, mas infelizmente não me agradou como eu esperava. Entretanto, recomendo a leitura para vocês, principalmente para os apaixonados por steampunk.
Leonardo Amarante
18 anos, gaúcho, estudando biomedicina. Vidrado em exatas, mas apaixonado pelos livros desde que se conhece por gente. Blogueiro nas horas vagas, tem paixão pelo que faz, e acredita fielmente que foi destinado à literatura, só falta ela perceber isso também.

Um comentário

  1. Oi Leonardo! Pois é, o nome e a capa super me chamaram a atenção, com certeza teve muita criatividade aí, me deu vontade de ler só pela poética do título haha Mas steampunk é complicado, é um genêro bem inovador, acho que não deve ser muito fácil de escrever, e pela sua resenha, a autora deixou um pouco a desejar, né? Mas o título... gente, é perfeito! :P
    Obrigada pela resenha, se eu não tivesse lido, compraria o livro cegamente achando que era uma história bem diferente!

    Beijoos, Dia de Alice

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)