Como Se Apaixonar - Cecelia Ahern


Título: Como Se Apaixonar
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 352
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo.
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?

Christine não tem nem um ano de casada, mas já percebeu que seu casamento acabou; sem conseguir encontrar coragem para se separar, ela vai vivendo infeliz dia após dia. Em busca por lembranças felizes, ela vai a um prédio abandonado que fez parte de sua infância, mas algo quase que surreal acontece: em um dos apartamentos está Simon, um homem em total desespero pronto para se matar.

Ela tenta de todas as maneiras convencê-lo a desistir, mas infelizmente ela não foi capaz de fazê-lo mudar de ideia. Ainda chocada e anestesiada com os acontecimentos da noite, ela decide enfim dar um rumo à sua vida, abandona seu marido e resolve enfrentar o mundo de frente.

Poucos dias após presenciar Simon atirar em si mesmo, ela novamente dá de cara com outra tentativa de suicídio; agora é Adam que está prestes a pular da ponte Há’ Penny e dar um fim à sua vida. Decidida a não falhar novamente, Christine o agarra e usa todo seu poder de persuasão para fazê-lo desistir, o que por hora funciona apenas porque ela se compromete em mostrar a ele em apenas duas semanas como a vida é bela e como vale muito a pena viver. Agora, além de seus próprios problemas, Christine ainda tem a vida de Adam em suas mãos, e apenas ela é capaz de salvá-lo.

O último livro que li da Cecelia (A Lista) me decepcionou um pouco, e por isso estava muito receosa em relação a esse livro. Narrado em primeira pessoa por Christine, Como Se Apaixonar foi uma deliciosa surpresa, a autora construiu um enredo convincente, de fácil envolvimento e com uma linda estória de amor e autoconhecimento.

Christine é uma personagem extremamente humana e solidária que descobre na convivência com Adam a verdadeira face do amor; já Adam, mesmo rico e bonito, nos mostra que às vezes ter tudo não é suficiente para querer viver. Juntos eles construíram uma trajetória linda de acompanhar. Muitos podem achar a trama clichê e previsível, mas eu diria que ela é sensível, envolvente e muito delicada, em se tratando do tema suicídio.

O fato de Christine consultar livros de autoajuda para encontrar soluções para os seus problemas deu um ar bem humorado à história, Adam veio mesmo para mostrar a ela que a felicidade não será encontrada através de livros de 10 maneiras.

Como Se Apaixonar me conquistou, foi de mansinho para minha lista de favoritos e conseguiu me deixar com saudades após finalizar a leitura, trazendo personagens cativantes, um enredo sutil e envolvente sem deixar de lado os ensinamentos e a reflexões propostas, Como Se Apaixonar é leitura obrigatória. Super recomendo.

Não tinha havido nenhum homem secreto esperando por mim, isso era óbvio, mas eu tinha abandonado Barry, terminando nosso relacionamento por nenhum motivo real… Bem, nenhum motivo que as outras pessoas pudessem ver. Era quase como se a minha infelicidade não fosse o suficiente. Se ele não me traiu, não me bateu e não foi cruel comigo, ninguém parecia conseguir entender que eu não amá-lo e estar infeliz eram motivos suficientes.
Suzi Andrade
27 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

Um comentário

  1. oi flor, eu gostei desse livro, aliás gosto de todos da Cecelia, mas em comparativo achei este de enredo mais simples, mais maçante também
    esperava mais e fiquei um pouco frustrada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)