A Lista - Cecelia Ahern


Título: A Lista
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 384
Onde comprar: Submarino | SaraivaC. Bahia | Ponto Frio | Extra
Nota:

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Kitty Logan é uma jornalista que no momento está passando por uma situação complicada em sua vida profissional. Após publicar precipitadamente uma acusação muito séria que era totalmente falsa, agora ela está arcando com as consequências de sua injustiça. E, como se não bastasse todo o drama em sua carreira, sua vida pessoal também não está um mar de rosas: a melhor amiga Constance está internada em estado terminal. Nos últimos dias de vida sua amiga confidencia que tem um envelope com a ideia de uma ótima matéria guardado em seu escritório e pede que pegue e leve para ela.

Constance queria explicar a Kitty do que se tratava suas ideias, mas não houve tempo; ela veio a falecer, e Kitty se viu perdida com aquele envelope sem nenhuma instrução dentro, apenas uma lista com 100 nomes aleatórios. Kitty vê a lista como um presente da sua querida amiga, capaz de levantar sua carreira e trazer de volta para sua vida aquela vontade de ser jornalista, além de uma forma linda de homenagear Constance. Ao levar a ideia para seus supervisores, decidida a fazer a melhor matéria de sua vida, ela recebe um prazo de apenas quinze dias para descobrir do que se trata aquela lista e qual a relação daquelas pessoas entre si.

Quando um livro traz na capa o nome de Cecelia Ahern, a expectativa vai a mil, afinal, ela é a criadora de PS: EU TE AMO, uma das histórias mais tocantes que já li/assisti. Em A Lista acompanhamos uma narração em terceira pessoa leve e envolvente, mas confesso que esperava mais da história; mesmo com a leitura fluida, senti falta de mais foco na trama, algo mais impactante, em alguns momentos me senti entediada.

Existem muitos personagens na trama, todos com belas histórias, mas a autora não desenvolveu nenhum a fundo, e no final fiquei com a impressão de que ela correu um pouco para finalizar. A grande pegada do enredo gira em torno da investigação de Kitty sobre as pessoas da lista, é o que na verdade prende o leitor.

A premissa é muito boa; depois que cheguei à metade do livro, a leitura ficou mais ávida para mim. Como já é de costume nos livros da Cecelia, a mensagem final do livro vale muito a pena. É uma leitura dramática, reflexiva e com uma pitadinha de bom humor, mas gostaria de ter me apegado mais, de começar a ler e simplesmente não conseguir parar, e não foi o que aconteceu. Mesmo assim, eu recomendo a leitura, afinal, não gostei tanto assim, mas pode ser que você adore!

... estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa de sua lista.

3 comentários

  1. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    se pararmos pra analisar é um enredo mais simples, mas talvez o mais significativo da autora, ao trabalhar essa lista interminável de histórias ela nos mostra como cada um é especial! me peguei chorando em alguns momentos, rindo em outros, mas com certeza é um livro que recomendo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dificuldade com essa autora, os livros dela não me pega nem a pau.
    Mesmo ela tendo escrito P.S Eu te amo, o qual só consegui ver o filme, por que o livro parei no inicio.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzi, esse livro é cercado de drama, a vida de Kitty é cheio de altos e baixos, quero muito saber o que acontece com ela e a lista. Apesar dos pontos destacados sobre o desenvolvimento dos personagens, ainda tenho curiosidade de ler.
    Bjkas

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)