Supernova: O encantador de flechas - Renan Carvalho


Título: Supernova: O Encantador de Flechas (Supernova #1)
Autor(a): Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 440
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Travessa
Nota:

Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.

Leran Yandel é um jovem sonhador com grande habilidade com arco e flecha. Ele está prestes a se formar no colégio e não deixa de acreditar que possa ter um futuro promissor mesmo morando em Acigam, uma cidade cercada por muros, atrasada em questão de tecnologia básica e comandada por um governo rígido e tirano que esconde muitas coisas da população a fim de manipulá-la da forma que acredita ser necessário.

Leran carrega consigo sede de conhecimento, e é seu avô Bretor que lhe ensina sobre a “ciência”. Através dele, Le começa a aprender manipular os elementos com uma espécie de magia e a cada aula percebe que tem muito que aprender, mas tudo tem que ser ensinado às escondidas, pois essa prática foi proibida pelo governo e quem é pego quebrando as regras não tem um final muito bom.

Em uma dessas visitas ao seu avô para novas aulas, ele esbarra em uma linda garota, Judra, e de cara se sente atraído por ela. A conversa entre os dois flui fácil e sem pretensões, e logo eles se apaixonam, trazendo ainda mais esperança a Leram de um futuro feliz.

Várias pessoas em Acigam são controladores de energia, cada um com seu elemento de maior afinidade, e todos vivem escondidos. Mas a vida tranquila não dura muito, pois o governo começa a cercá-los com seus soldados treinados (silenciadores) especialmente para aniquilar os magos sem dó nem piedade.

Com todo esse clima de guerra, Leran logo percebe que existem muitos segredos escondidos que ele está disposto a desvendar. Não demora para que Le se veja em meio ao fogo cruzado tendo que usar todos seus conhecimentos e sua esperteza para manter sua mãe, sua irmã Luana, Judra e seu avô Bretor em segurança.

A trama é dividida entre dois narradores em primeira pessoa, a maior parte fica com Leran e a outra com Judra. É perceptível a imaturidade de Leran nos primeiros capítulos, e aos poucos vamos acompanhando sua incrível evolução. Já Judra nos traz uma narrativa certeira e direta que surpreende e envolve.

Difícil entrar em detalhes sem dar spoilers, então vou focar na escrita do Renan, que é fluida e viciante. Já fazia um bom tempo que não lia uma fantasia nacional tão boa, a história é autêntica com personagens bem construídos e com muitas cenas surpreendentes. Durante a leitura fiquei diversas vezes sem fôlego. Existe ação praticamente o livro todo, e eu simplesmente não conseguia parar de ler. Conforme os segredos iam se desenrolando, me vi em conflito com alguns personagens, uma espécie de amor e ódio. A cada capítulo era surpreendida por acontecimentos inesperados, é impossível prever o que vai acontecer. A forma que ele abordou a magia foi plausível e bem explicada, mas nada que deixasse a história lenta e cansativa. Enfim, fui surpreendida e me apaixonei, super ansiosa pelo volume 2 - Supernova: A estrela dos mortos, preciso descobrir o que vai acontecer com Leran e sua “turma”.

Não podia deixar de falar das ilustrações que o livro contém. São belíssimas e, juntas com as cenas descritas em detalhes, se tornam ainda mais vivas, quase que palpáveis.

Super recomendado! Quem curte fantasia, mistérios, ação e muitas reviravoltas com certeza também irá se apaixonar por essa aventura.

Guilda de magos? Rebelião? Foi isso que eu ouvi? Os homens assassinados estariam lutando contra o governo? Como poderia haver algo assim em Acigam, bem debaixo do nosso nariz?

8 comentários

  1. Amei seu cantinho já estou seguindo, estou começando agora como blogueira gostaria que visitasse minha pagina e me seguisse, obrigada bjsss
    http://josianecavalli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Suzi lindona eu amo livros de fantasia esse já está em minha lista de leitura, li muitos elogios e e sem contar que temos um grande talento nacional,. gostei muito da premissa e da maturidade adquirida no decorrer dos protagonistas, isso só engradece o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi, tudo bem?
    Esse livro sempre me chamou a atenção, já tenho ele aqui e, assim que minha colunista terminar de ler ele, eu vou fazer isso. Espero gostar :D
    Muito legal saber que a escrita de Renan é viciante e fluida, isso me anima muito e são pontos muitos fortes pra mim. Fantasia, mistério e ação me chama atenção, então acredito que vou gostar também. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi!

    Li esse livro, mas quando foi publicado por outra editora. Não tinha as ilustrações, que devem ter tornado o livro ainda mais legal, e agora que saiu o segundo volume estou louca pra reler (mas mudando um pouco minha experiência, já que vou ler essa edição nova) antes de ler o próximo livro. Achei fantástica a escrita do Renan, também não conseguia parar de ler, nos deixa mesmo sem fôlego.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá... Suzi, tudo bem??
    Bom a temática de fantasia não é muito a minha para leitura, porém devo confessar que ando curiosa com o enredo desse livro... tive o prazer de conhecer o Renan pessoalmente e quando o conheci ainda tinha esse livro com a capa antiga e não tinha chamado muita atenção, depois que ele mudou de editora e a capa foi renovada e que ficou bem melhor por sinal, as resenhas começaram a sair... algumas super positivas como a sua... e outras nem tanto, mas mesmo assim me senti curiosa para descobrir o que há por trás do enredo.... talvez eu venha ler... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi comecei a ler esse livro hoje e não sei bem o que pensar ainda. Pelo que tenho acompanhado vagamente no twitter este livro é excelente, pois todo mundo parece gostar. Contudo, estou evitando criar expectativas e me decepcionar. Já dei uma olhada nas ilustrações e são realmente muito bonitas. Espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Fantasia + ilustrações + narrativa viciante = estou doido para ler. Quero colocar as mãos nesse livro desde que a NC decidiu relançar, mas sempre acabo comprando outra coisa no lugar na hora de fechar o carrinho no Sub/Saraiva. Achei a capa linda e fiquei muito curioso para conferir a história, mas confesso que não curti muito o nome da Judra, sei lá, diferente demais HAHAHA. Dica mais que anotada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá eu adooro livros de fantasia, alguém ja me falou dele, agora que o vi aqui na sua pagina lembrei, vou por esse na minha lista fiquei curiosa, bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)