A Arma Escarlate - Renata Ventura


Título: A Arma Escarlate
Autora: Renata Ventura
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 488
Onde comprar: Amazon | Submarino | Casas Bahia
Nota:

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

É notável que A Arma Escarlate me atingiu de uma maneira única. Logo que havia lido a premissa e algumas resenhas, minha vontade por adquiri-lo foi gigantesca, ao passo que meu dinheiro ia embora e eu nunca conseguia comprá-lo.

E em janeiro a Giulia fez o favor de me presenteá-lo com ele. Óbvio que rolou aquela pressão básica de "depois quero resenha no blog", mas cá estou, afinal, livro de parceria é assim mesmo.

Demorou, mas a resenha finalmente saiu. Ainda estou meio "passada" com o conteúdo encontrado, mas espero que tenha sido clara nas linhas abaixo.

Hugo é um menino de 13 anos que mora na periferia do Rio de Janeiro, em uma comunidade chamada Santa Marta. Assim como muitos jovens da sua idade, passam por dificuldades financeiras e familiares. Buscam, portanto, maneiras de se divertirem e ficarem longe de todo o mal que ocorre, tanto dentro de casa, quanto nas vielas.

É claro que isto não dá certo e ele acaba na mira do tráfico, tornando-se um falcão (vigia do chefe).

Assim como acontecia em Harry Potter, ele recebeu um pacote misterioso. Abrindo-o, descobriu ser uma carta de admissão em uma escola de bruxaria que ficava ali por perto. Já que a mãe não concordava com aquilo, acabou fugindo de casa, um dos momentos mais comoventes do livro.

A narrativa segue em ritmo de emoção e fez com que eu corresse com a leitura. É claro que na forma metafórica, porque com tantos detalhes tive que dar pequenas pausas, senão me perdia. Este foi um ponto meio crucial para dar a nota final. É claro que quanto mais detalhes, mais você entra de cabeça na história. Mas ultimamente o negócio anda meio tenso, e eu corto quase todos os adjetivos dos livros que leio. É tão automático que, quando vejo, já acabou, rs.

O trabalho da editora é o mesmo dos demais livros, simples. A capa atual é bem mais bonita que a da primeira edição. 

Estou curiosa agora para acompanhar o segundo livro. Espero que possa fazê-lo em breve.

14 comentários

  1. Oi Pâmela, já ouvi falar muito sobre esse livro e sua "semelhança" com HP, teve um momento que até me senti interessada, mas essa vontade passou. Ainda mais agora ao ler que a autora é bastante detalhista, ao contrário do que você disse eu não acabo me envolvendo quando é assim, acabo me dispersando da história com mais facilidade, então eu passo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pamela, o livro parece trazer uma boa historia e ainda situada aqui no Brasil, o que eu gosto muito, já tinha visto muitas pessoas comentando positivamente sobre este livro e agora com a sua resenha ele vai entrar na minha listinha de desejado...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pamela! Interessante esse livro. Apesar de ter resenha em um dos blogs que colaboro eu nunca li e confesso que nem sabia se tratar de uma obra nacional. Mas enfim, de cara percebe a semelhança com HP, mas como não houve maiores comentários acredito que não fica durante todo a história.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  4. Ola! Tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse livro. Parece un livro interesante.
    Gostei muito da sua resenha.
    Boas leituras! :-)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  5. Como boa fã de HP, estou curiosa para ler este livro. Mas apesar de ler muitas resenhas positivas, sempre fico com um pé atrás, na duvida se irei gostar ou não. Afinal de contas, sei que terá muitas semelhanças.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Poxa Pamela, apesar de curtir muito HP eu achei bem sem graça essa história sabe, e o fato de tráfico envolvido na história só me desanima mais.. sei lá, não achei nada atrativo pra mim sabe.
    Espero que a leitura da continuação seja boa, mas uma coisa é certa: a capa está bonita!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam, sua linda, tudo bem?
    Eu conheço esse livro, já li várias resenhas, e todas elogiam a história. Ele é perfeito para mim, pois sou mega fã do Harry Potter. Eu sei que está bem na cara que a autora se baseou no Harry, mas eu não ligo, risos... Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela.
    A autora teve como inspiração o bruxinho mais querido, e adaptou a narrativa pra nossa realidade, eu gostei disso.
    Todos elogiam demais esse livro, mas nunca ninguém falou desse excesso de detalhes, bom saber que me preparo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Ola Pam o simples fato de ter alguma semelhança com HP já me deixou curiosa, um menino, magia e traficantes um enredo diferente e sendo trabalho de maneira certa vai envolver o leitos, creio que a autora acertou . Já vou procurar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho esse livro em ebook. Confesso que não conhecia a história, mas depois da sua resenha vou ler o mais breve. Como deve ser uma escola de bruxaria no Rio de Janeiro, bem inovador.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Sempre vejo as pessoas falando bem desse livro, mas nunca tinha parado para ver do que se tratava.
    Enfim, achei o enredo bem diferente de um modo bem igual kkk Misturar Harry Potter com o nosso cenário é uma coisa bem diferente, fiquei curiosa.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Entendo bem como é isso de correr com a leitura por causa do ritmo e ao mesmo tempo ter que fazer pausas por causa dos detalhes... isso normalmente me da um desespero profundo! Mas quero muito conhecer essa história, acho que vou gostar.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá... Pamela, tudo bem??
    Bom já li algumas resenhas do livro e as pessoas sempre falam que para quem é fã de HP deve ler, mas de verdade não me interessei muito não... mas não descartei totalmente, se parar em minhas mãos será feito a leitura, mas não é um livro que eu venho desejando... pelo que percebi a história tem várias nuances de aventura... xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi Pam, tudo bem? Gostei da sua resenha, e tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não li. Como amo Harry Potter, com certeza vou querer ler um livro que teve essa inspiração. Mas ao mesmo tempo eu quero ver a personalidade do Hugo, como ele irá agir, tendo vivido por em meio ao tráfico e passando por tantas situações complicadas. Enfim, preciso ler logo!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)