O Guia de Charlie Joe Jackson Para Quem Não Gosta de Ler - Tommy Greenwald


Título: O Guia de Charlie Joe Jackson Para Quem Não Gosta de Ler
Autor: Tommy Greenwald
Editora: Novo Século


Ninguém nesse mundo gosta menos de ler que Charlie Joe Jackson. Pelo menos até agora, ele tem conseguido viver sem ler um livro inteiro sequer. Só que Charlie Joe está prestes a entrar no Fundamental II, e está cada vez mais difícil escapar da leitura. Quando Timmy McGibney fica cansado de encobrir todas as malandragens do amigo, Charlie Joe vai ter de quebrar a cabeça para arrumar novas formas de fugir dos livros, mantendo intacto seu recorde de “não leitura”.

Adoro literatura infantojuvenil! E quando vi esse livro, com essa capa, com esse título, não tive dúvidas de que seria um dos meus pedidos à Novo Século.

Antes de começar a falar da história, acho legal comentar que o autor, apaixonado por livros, escreveu este porque seus filhos - Charlie, Joe e Jack - não gostavam de ler. Uma ótima forma de incentivar a leitura (mas espero que meus filhos gostem, porque não sou criativa a esse ponto).


Charlie Joe Jackson não gosta de ler e se orgulha de nunca ter lido um livro na vida. Para ele já bastam as intruções de videogame, os rótulos e as legendas na televisão como leitura. Para as atividades escolares, ele tem um acordo com o amigo Timmy - este lê e resume os livros que a professora manda em troca de um sorvete. Acontece que o amigo cansou do trato e não quer mais ajuda, então CJ precisa arranjar um outro meio de continuar sem ler os livros que precisa. Isso seria tranquilo se não fosse o Artigo que deveria entregar (como se fosse uma mini monografia) e o tema que ele escolheu.

CJ é irônico, tem umas tiradas bem engraçadas, como todo pré-adolescente. Se você não se identificar com ele, pode ter certeza de que vai se reconhecer em um dos amigos. E claro que não podia faltar a "moral da história", afinal, mais que entreter, os livros transmitem lições de vida.

O que me chamou atenção foi a questão do "romance". Aparecem os namoricos de criança em sua brevidade ímpar, mas o sentimento verdadeiro fica camuflado como amizade e não chega a acontecer - o que me deixou feliz, já que seria muito estranho um livro pra essa faixa etária abordando o tema.


Tá vendo essa "dica" da foto? Elas aparecem em todo o livro, mostrando formas de escapar da leitura. Claro que eu ri, né? Faço tudo ao contário, fico sempre buscando ler mais.

Não tem como negar que o título é atrativo, fiquei com vontade de ler logo que bati o olho. Quando o livro chegou, fiquei mais empolgada ainda: capa dura, detalhes muito legais de diagramação, projeto gráfico excelente.

É um livro praquela fase em que a criança já consegue ler sozinha, mas ainda não se desapegou das ilustrações. De uma forma dinâmica, o texto, as imagens e a diagramação conduzem a leitura, e você nem percebe que já virou um monte de páginas e que voltou a ser criança.


Se você conhece aquele tico de gente ou adulto, quem sabe? que torce o nariz quando o assunto é leitura, que tal dar esse livro de presente? É uma ótima forma de incentivá-lo a começar!

23 comentários

  1. Achei o máximo o autor ter escrito esse livro por causa dos filhos! Que forma fantástica de incentivar a leitura das crianças.
    A história parece super fofa e divertida. E o livro é todo lindinho, adorei as fontes e também as ilustrações.
    E concordo que seria meio estranho que o "romance" fosse o foco de uma história para essa faixa etária. Mas fiquei feliz ao ver que no final é a amizade que prevalece. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica do livro. Não tinha visto ainda mas me encantei com ele. Acho que vou comprar para mim e para dar de presente também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. ja tinha visto esse livro e achei bem interessante,acho que seruia uma leitura interessante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Taí um pai que realmente se preocupou com o fato dos filhos não gostarem de ler, virei fã.
    Fiquei com vontade de saber até onde vai a criatividade desses meninos pra fugir das leituras.
    Gostei da dica e vou comprar pro meu 'tico' de gente(15 anos), quem sabe finalmente ele desperta pra leitura, não sei onde errei com ele rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Hey!! Esse livro parece ser BEM interessante e humorado! Apenas pela sinopse eu já dei boas risadas!
    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem divertido, adorei a resenha, ainda mais pq amo voltar a ser criança, ainda mais quando um livro me faz sentir isso!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah meu Deus, eu amei esse livro!
    Eu sou cheia de querer incentivar meus sobrinhos a ler. hahah
    Já consegui transformar uma em leitora mas tem uma coisinha pequenina por aqui, que não encara a leitura muito bem. Tenho certeza de que esse seria um ótimo presente pra ela! E até pra mim. Já que adorei o livro. haha

    Beijoo!
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É linda demais a diagramação, com certeza quem não gosta de ler vai se sentir atraído com esse livro, o título é bem atraente mesmo, gostei da história.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Parece ser um livro bem divertido mesmooo!
    Sabe que eu me lembrei que conheço uma pessoa assim... que tem orgulho das não leituras...kkk
    bJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esses livros são uma gracinha
    Sempre que vejo um livro assim tenho vontade de comprar para meu irmão
    Gostei bastante da dica

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Vou distribuir esse livro na minha sala de aula hahah só eu e minha amiga gostamos de ler! Mas enfim, parece bem divertido, personagens irônicos são <3

    ResponderExcluir
  12. Giulia, querida, esta sua indicaçao ta valendo ouro pra mim, hahaha! Meu filho, que era um excelente leitor e cresceu em meio aos livros e toda forma de incentivo, hj nao lê mais... adolescente. Outro dia ele ganhou a biografia do idolo Messi e devorou, mas so ficou nesse... eu juro que tento!
    Acho que vou comprar esse livro pra ele, adorei! Muito bem bolado.
    Beijo!

    Novas resenhas:
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu adoro livro infanto juvenil, mas infelizmente esse não me chamou atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie flor
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da premissa. Sua resenha só me estimulou.. eu no momento estou lendo Caçadores de Tesouros, que segue o estilo capa dura, diagramação perfeita e a ilustração maravilhosa, por isso fiquei interessada no Guia. Você já leu os Caçadores de Tesouro? É bem legal e voltado para o infantojuvenil, acho que você vai gostar.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  15. Giulia adorei a sua sugestão sobre dar este livro a alguém que torce o nariz quando é mencionado - ou falado - sobre ler um livro.
    A ideia do livro é bastante interessante, e sua forma de narrativa com gráficos com toda certeza incentivara muitas crianças. Estou aqui pensando em como meu filho- que entrou a pouco para o mundo literario - ficaria se eu desse este livro, acho que de primeira mão ele iria ficar empolgado pelas ilustrações, e depois iria finalmente para leitura, pois toda criança que vê uma ilustração quer saber o significado dela, assim acontece com um adulto também que não tem o habito de ler.
    Nossa eu anotei a dica aqui e vou procurar pelo livro e dar de presente ao meu pequeno.
    Giu eu adorei sua resenha e suas imagens me mostraram que o livro é lindo e bem feito.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não curto livros infantojuvenis, mas minha sobrinha tá adquirindo o gosto pela leitura e eu fico louca procurando indicações na net. Adorei saber que ele escreveu o livro pensando nos filhos que não gostavam de ler hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  17. Esse autor é genial, criar um livro para incentivar a leitura dos seus filhos, acho que só por isso o livro já vem com uma iniciativa bacana e o conteúdo dele também. Gostaria de poder conferir a história gosto bastante desses livros infanto-juvenis considerando que eu sou um jovem rsrs
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Gi!
    Já tinha visto uma super resenha no blog da Ju, e já tinha adorado essa obra! Se meu irmão fosse menorzinho eu daria para ele, seria perfeito! Hahahha
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Giulia!
    Eu gosto de ler livro infanto-juvenil.
    Achei a diagramação desse livro bem bacana e chamativa. Principalmente para quem não gosta de ler é uma boa pedida.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. To adorando esses livros infanto-juvenil que eu ando vendo por ai!
    Esse deve ser muito legal para quem tem criança em casa! ♥ (ou pra quem tem eu)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Ah, esses tratos... nunca troquei trabalhos por sorvete, rs, mas na faculdade eu fazia os trabalhos de uma disciplina pra uma colega e ela fazia os trabalhos de outra pra mim... hehe... sei que é feio, mas pelo menos as provas eu fazia, meu problema era a falta de criatividade, porque o que ela fazia no meu lugar eram anúncios para revista e jornal - criar para mídias eletrônicas eu ainda suportava.

    Adorei o jeito que o livro surgiu, como forma de fazer os filhos do autor gostarem de ler. Fico em pânico quando livros para essa faixa etária abordam romance, e suspirei aliviada quando você disse que o sentimento verdadeiro nesse livro fica camuflado como amizade.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Coincidência ou não, ontem emprestei um livro para o meu primo que - como o personagem - não gosta de ler.. Ele sempre comenta o quanto eu leio, e eu aproveitei as férias dele para incentiva-lo a ler. Achei esse livro perfeito para ele e até anotei, será um ótimo presente!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)